Caldo de ossos para cães: passo a passo de como fazer

Aprenda a fazer caldo de ossos para cães, rico em colágeno e minerais, que fortalece articulações e melhora a saúde do seu pet. Veja o passo a passo!
Caldo de ossos para cães: passo a passo de como fazer
Sumário

Planos Personalizados

Calcule agora a quantidade diária ideal para seu pet.

Por que oferecer caldo de ossos para cães?

Por ser rico em colágeno, o caldo de ossos contribui para a saúde das articulações, ligamentos e tendões.

O colágeno, uma proteína fundamental, ajuda a manter a elasticidade e a força das articulações, podendo aliviar sintomas de artrite e melhorar a mobilidade dos cães, especialmente aqueles mais velhos ou com problemas articulares.

Além disso, o caldo também contém glicosamina e condroitina, substâncias que auxiliam na recuperação e proteção das cartilagens.

Além dos benefícios para as articulações, o caldo de ossos é uma fonte rica em minerais essenciais, como cálcio, fósforo e magnésio.

Esses minerais são cruciais para a saúde óssea e dental dos cães, contribuindo para a formação e manutenção de ossos fortes e dentes saudáveis.

O caldo também é uma boa fonte de aminoácidos, como a prolina e a glicina, que desempenham um papel importante na regeneração celular e no suporte ao sistema imunológico.

Com isso, a inclusão regular de caldo de ossos pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e a promover uma recuperação mais rápida após doenças ou lesões.

Passo a passo de caldo de ossos para cachorro

Essa receita rende aproximadamente 2 litros de caldo de osso. Para isso você vai precisar de:

  • 1 kg Ossos contendo cartilagem e/ou ossos contendo medula.
    • Sugestão: pedaços de costas de pato, frango, pés de galinha, pescoço de frango, mocotó bovino, ossos de cordeiro, ossos de faisão, coxa e sobrecoxa de frango, etc.
  • Opcional: uma pitada de vinagre de maçã
  • Uma panela de sopa
  • Opcional: adicione vegetais depois que o caldo esfriar (brócolis, cenoura, etc)

E então, como fazer caldo de ossos?

  1. Coloque os ossos na panela.
  2. Encha a panela, como faria com um caldo, cerca de 4 cm acima dos ossos
  3. Adicione um pouco de vinagre (de maçã), isso ajuda a extrair os minerais do osso (opcional)
  4. Ligue o fogo alto até levantar fervura. Depois abaixe para a menor chama possível e deixe a panela ali, quietinha, tampa semi-tampada, cozinhando lentamente por várias horas.
  5. Conforme o caldo levanta fervura, surge uma camada de espuma na superfície. Retire essa espuma com uma escumadeira. 
  6. Dentro de aproximadamente 4 horas de cozimento a carne se desprender dos ossos.
  7. Caso opte por adicionar vegetais, coloque-os e deixe ferver em fogo baixo mais alguns minutos até que os vegetais estejam cozidos
  8. Desligue o fogo e espere esfriar 
  9. Quando estiver frio o suficiente, coloque-o na geladeira durante a noite, raspando a gordura do caldo.
  10. Retire todos os ossos. Pode ser utilizada uma peneira. Se a sopa ficar gelatinosa, leve ao fogo delicadamente até que a geleia derreta. 
  11. Congele em porções menores para servir ao seu amigo nas refeições. 

Importante: não use panela de pressão. O objetivo aqui é justamente o oposto, uma cocção lenta para preservar os nutrientes.

Quando ele pode ser oferecido ao pet?

Para os cães e gatos saudáveis, o caldo de ossos pode ser oferecido de 2 a 3 vezes por semana como um petisco ou um agrado sobre a alimentação do pet.

Já no caso de animais doentes ou debilitados, o caldo é muito eficiente para ajudar pets nessas condições a se alimentarem.

Ele também pode ser oferecido como cães no pós-cirúrgico, em internação, se recuperando de forma geral.

Consulte o seu veterinário caso haja alguma dúvida em relação à quantidade a ser ofertada ao seu (sua) amigo (a).

No caso de cães com muitos episódios de diarreia e vômitos, o veterinário pode indicar um jejum de sólidos para descanso do tubo digestivo.

Nesses casos, o caldo de ossos pode ser oferecido como alimentação líquida que vai nutrir e manter o cachorro bem enquanto não consome sólidos.

Lembre-se de sempre consultar o seu veterinário! Nestes casos, para cães e gatos pequenos (até 10kg), indica-se oferecer de 50 a 100 ml por vez, 2-4 vezes ao dia.

Já para os de porte médio (de 10 a 25kg), indica-se oferecer 100 a 200 ml por vez, 2-4 vezes ao dia, no caso dos cães de portes grande e gigante (mais de 25kg), indica-se oferecer de 200 a 300 ml por vez, 2-4 vezes ao dia.

Agora que você sabe como o caldo de ossos pode trazer inúmeros benefícios para a saúde do seu cachorro, imagine oferecer a ele uma alimentação completa e natural, cheia de nutrientes essenciais.

Na Rangaut, nós acreditamos que a alimentação é a base para uma vida saudável e feliz.

Nossos produtos são feitos com ingredientes de alta qualidade, garantindo que seu pet receba tudo o que precisa para uma vida longa e ativa.

Invista na saúde do seu melhor amigo com as comidas naturais da Rangout – seu cão merece o melhor! Clique aqui e veja agora nossas opções de Alimentação Natural para Cães

plugins premium WordPress