cachorro com diarreia
Sumário

Planos Personalizados

Calcule agora a quantidade diária ideal para seu pet.

Se você tem um cão, provavelmente terá que lidar com diarréia em algum momento da vida dele. Isto por que o cachorro com diarreia é um problema relativamente comum (quando não há nenhum fator de adoecimento ou uso de medicações associado), que na maior parte dos casos é provocado pelo excesso de comida ou por mudanças na dieta do cachorro.

Entretanto, é importante estar alerta, pois apesar de ser comum, a diarréia é potencialmente perigosa para qualquer cachorro, especialmente em cães filhotes, cães idosos e cães imunocomprometidos, pois nestes casos, a diarréia pode resultar em desidratação e desequilíbrio dos eletrólitos no seu amigo!

Por que meu cachorro está com diarreia?

Quando o bolo fecal se move pelos intestinos mais rápido do que o normal, ocorre a diminuição da absorção de água, nutrientes e eletrólitos pelo organismo de seu cachorro. O resultado é uma diarréia.

Diversas são as causas de diarreia em cachorro. Pode ser um sintoma que ocorre por doenças (infecções gastrointestinais, intolerância alimentar, alergias, doenças causadas por vírus, bactérias, fungos, colite, verminoses e até neoplasias, dentre outras causas).

Pode ser pela ingestão de alimentos ou plantas que contenham toxinas que sejam nocivas ao organismo de seu cachorro, ou pode também ser excesso/mudança de alimentação, fazendo com que a diarreia ocorra. 

Uma boa anamnese, exames clínicos e exames complementares são importantes para o diagnóstico e tratamento de diferentes tipos de diarreia.  Portanto, se o seu amigo está com diarreia constante e frequente, procure o seu médico veterinário!

O médico veterinário deve sempre ter em mente que a diarreia é um sinal clínico e não deve ser visto com um diagnóstico final. Isso porque, para que o tratamento dos animais com quadros de diarreia seja eficaz, a causa subjacente deve ser encontrada.  

Quando tratar a diarreia do seu cachorro em casa?

Se você percebeu que seu cachorro está com diarreia que não seja intensa (grandes quantidades e alta frequência), está com as vacinas e vermifugação em dia, se você observa que o seu cachorro está agindo normalmente: comendo, brincando, bebendo água e está certo de que não há sinal de vômitos ou náuseas, você pode tentar tratá-lo em casa.

Mas se não estiver seguro enquanto a isso, leve-o ao veterinário! Lembre se de que somos responsáveis pela saúde de nossos pets.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

Proporcione descanso para seu cachorro?

Assim como conosco, o descanso é importante. Dê ao seu cachorro um lugar tranquilo e confortável para ele se recuperar. Provavelmente é melhor um lugar perto de uma porta para sair, e que tenha um piso fácil de limpar, caso haja algum incidente com diarreia!

Jejum

Se você desconfia de que algo que ele comeu não fez bem, tente deixar seu cachorro em jejum por 12 horas para permitir que seu trato gastrointestinal descanse e se recupere. Isso significa SEM guloseimas, refeições regulares, lanchinhos.

Importante! Entre em contato com um veterinário ANTES de jejuar filhotes e cães de raças pequenas. Eles correm o risco de desenvolver hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) se não comerem rotineiramente. Se isso ocorrer, pode complicar ainda mais a situação do seu cachorro.

Importante! Se o seu cachorro for diabético e desenvolver diarreia, não o faça em jejum e administre insulina na dose regular dele.

Entre em contato com seu veterinário para obter orientação antes de jejuar seu cachorro ou ajustar as doses de insulina. Além disso, se seu cachorro tiver algum problema médico subjacente e desenvolver diarreia, consulte seu veterinário antes de jejuar e mudar a dieta.

Mantenha seu cachorro hidratado

É fundamental que você mantenha a hidratação do seu amigo. Durante este período de tempo, você pode oferecer soro caseiro para ele. Confira a receita aqui

Uma segunda opção que você pode tentar é dar água de arroz ao seu cão. O benefício da água de arroz sobre a água pura é que ela pode ajudar a melhorar a digestão, ajudar a aliviar gases e inchaço.

Também pode fornecer alguns minerais benéficos ao seu cachorro, além de que, os carboidratos presentes na água fornecerão alguma energia a ele.

Como fazer água de arroz para seu cachorro com diarreia?

Antes, é importante, antes de oferecer qualquer solução caseira para seu cachorro, que você se certifique com seu veterinário, ok?

Ingredientes:

1 copo de arroz branco (não usar arroz integral)

4 copos de água

Ferva os ingredientes por 10-30 minutos até que a água fique com um aspecto cremoso, na cor branca. Retire o líquido e deixe esfriar.

Após resfriado, coloque um pouco da água de arroz para o seu cachorro (não encha o prato, é importante que ofereça aos poucos). Assim, sugerimos que você comece com pequenas quantidades e aumente gradualmente o volume.

Para raças pequenas, inicie com 2-3 mL a cada 30-60 minutos.

Para cães de portes médio e grande, ofereça entre 1/8 xícara a ¼ xícara a cada 30-60 minutos.

Se o seu cão vomitar, suspenda o uso e leve-o ao veterinário!

Esse post não substitui as orientações do seu veterinário.

plugins premium WordPress