como dar remedio para cachorro
Sumário

Planos Personalizados

Calcule agora a quantidade diária ideal para seu pet.

Então, após uma consulta com o veterinário, você precisa medicar seu cachorro em casa… Tudo certo até ai, mas seu amigo não gosta muito de tomar remédios e coloca tudo pra fora!

Não se desespere, se você tem dificuldades de dar remédios para seu cachorro, esse post é para você! 

A questão é que não existe uma resposta correta de como dar remédio para seu amigo. Estratégias diferentes funcionam para cães diferentes, por isso, abaixo lhe explicaremos algumas maneiras diferentes de dar remédio para seu cachorro, sejam líquidos ou comprimidos.

Tente a melhor maneira até encontrar a melhor opção, sem sofrimento para você e para seu pet! É importante também que você não force seu amigo a tomar comprimidos ou líquidos, pois além do risco de levar uma mordida, ele pode colocar tudo para fora.

Use um aplicador de comprimidos

Se o seu cachorro for muito resistente a engolir o comprimido, você pode usar um aplicador de comprimidos, que é um dispositivo projetado para ajudar a colocar o remédio na garganta do cachorro e estimular que ele engula o comprimido.

Tente esconder o comprimido

Então o veterinário prescreveu a medicação em pílulas. Assim como acontece com medicamentos humanos, os comprimidos para animais vêm em diversos formatos e tamanhos. Alguns são palatáveis (mastigáveis), outros não.

Quanto menor o comprimido, mais fácil é de oferece-lo ao seu cachorro! Entretanto, alguns cães aceitam melhor do que outros. O importante é você ter paciência e não deixar que seu cachorro perceba que você está tenso ao oferecer-lhe alguma coisa.

Algumas dicas para o processo não ser traumático são:

Enrole o comprimido em uma fatia de queijo (se o veterinário permitir) ou em carne crua.

Isso funciona bem com a maioria dos cães, mas às vezes, o queijo/carne podem se desenrolar na boca deles e seu cachorro detectará o comprimido e poderão colocá-lo para fora.

A partir daí eles podem ficar exigentes e poderão rejeitar o queijo/carne porque o associam ao gosto amargo. Para evitar que isso ocorra, certifique-se bem de que o comprimido esteja bem “envolto”.

Tente dar uma fatia de queijo ou um pedaço de carne sem nenhum comprimido antes, para que ele reconheça o sabor da carne/queijo.

Carnes como fígado, salsicha de fígado, carne moída e frango podem ser oferecidas junto ao comprimido.

Em caso de dúvidas sobre quais alimentos poderia oferecer junto ao comprimido, pergunte ao seu veterinário!

Triture ou esmague o comprimido

Se o cachorro for relutante em engolir o comprimido inteiro, você pode triturá-lo ou esmagá-lo e misturá-lo com a comida. Lembre-se de verificar com o veterinário se você pode fazer isso com a medicação, pois alguns comprimidos têm revestimentos especiais que garantem sua liberação controlada no trato digestivo.

Divida o comprimido

Se o comprimido for muito grande para o tamanho do amigo, você pode dividi-lo em partes menores, sempre garantindo que a dosagem seja correta.

Algumas farmácias ou clínicas veterinárias oferecem a opção de comprimidos fracionáveis.

Como dar remédio líquido para o meu cachorro?

Medicamentos líquidos ou diluídos podem ser administrados na bochecha entre os molares ou sobre a língua. Uma seringa de plástico, sem a agulha pode ser usada para oferecer esse medicamento líquido.

Para colocar sobre a língua, da mesma forma que os comprimidos, aperte os lábios do cachorro junto aos dentes, afastando o maxilar da mandíbula, abrindo levemente a boca.

Insira a ponta da seringa na abertura inclinando levemente o queixo para cima ajudando-o a deglutir.

O cachorro vai engolir automaticamente.

Procure dar sempre uma pequena quantidade de líquido ou diluir as gotas em uma quantidade pequena de água. O veterinário vai auxiliá-lo nessa tarefa. Não tente dar o líquido se ele se engasgar ou tossir.

Lembre-se todo medicamento só deve ser dado ao animal com orientação do médico veterinário.

plugins premium WordPress